Resenhas

Resenha: Reticências – Marcelo Carvalho

By on abril 23, 2015

Aaah, esse não estava na wishlist mas eu queria ler há um bom tempo. Meu segundo livro de autor nacional e com certeza muito melhor que o primeiro é o Reticências – Lembranças ao vento. Eu comprei o livro as cegas porque não conheço pessoas que o tenham lido, então fora a sinopse eu não tinha relato algum sobre ele e pelo menos para mim, todo livro hoje em dia tem que ter resenha ou a capa muito bonita para eu querer comprar kkkk. Eu conheci o Reticências por dois amigos que tinham aula com uma professora – que por acaso também me dava aula – que apresentou o livro na sala de aula, eles disseram que queriam ler também e como não comprariam, eu acabei comprando.

Título: Reticências – Lembranças ao vento
Autor: Marcelo Carvalho
Editora: Scortecci
Páginas: 240
Onde comprar: Livraria Asabeça


A história é sobre Martin e conta desde sua infância até o momento atual de sua vida. Martin nasceu e cresceu na Inglaterra mas nunca foi igual aos outros garotos que conhecia, ele tinha dons, dons especiais. Era um menino explorador e adorava andar pelas ruas de Bibury com seu cachorro Tagar ou sua inseparável bicicleta vermelha, todos por lá o conheciam mas mesmo com algumas amizades nunca deixou de ser um garoto solitário.

Um dia, Martin começou a ter sonhos – ou pesadelos – sempre os mesmo que se repetiram por muito tempo, nesses sonhos ele viajava para diversas épocas diferentes e para várias partes do mundo também. Mas Martin continuou vivendo, descobriu novos dons, teve sua primeira namorada, cresceu, se formou na faculdade e conheceu Molly. Casou-se e construiu sua família, viveram felizes por um bom tempo mas essas viagens – ou sonhos – começaram a atrapalhar o seu relacionamento com a amada, ele não a via mais feliz e resolveu partir. Visitou diversos lugares com o qual tinha sonhado, procurou sinais de que estivera por lá, partiu em busca de si mesmo e ” só assim conseguiu descobrir quem ele realmente era. Ou em quem ele se transformara. Para sempre.”


O livro é ótimo! No começo eu me perdi um pouco quando troca os capítulos, porque é uma oscilação constante entre passado e presente. Como disse, o livro conta a história de Martin desde sua infância até “agora” e em um capítulo o autor narra o crescimento, a vida de Martin, enquanto no próximo ele volta exatamente para o hoje. O que é super interessante e te prende bastante por ter que lembrar o que aconteceu lá no capítulo anterior ao que você acabou de ler para dar continuidade, é bom também prestar atenção em nomes e lugares porque um pouquinho mais para frente ele pode retomar essas coisas e você pode se perguntar “Quem é esse(a)?”. Algumas letrinhas vieram erradas mas nada que atrapalhe sua leitura ou a história. Como diz na sinopse mesmo, Martin abandona sua família para descobrir quem ele realmente era e disso eu não gostei muito, poxa, não precisava abandoná-los da forma que ele fez, em mim foi de partir o coração.

Vale a pena ou não?
Vale sim! Para quem gosta de viajar é um bom livro, é impossível não viajar junto com Martin aos lugares que ele visita e o autor descreve esses lugares de uma forma brilhante. O livro é encantador e o final é de enlouquecer, eu estou apaixonadíssima nesse final e já quero ler de novo. Eu indico sim o Reticências e principalmente para quem gosta desse assunto de paz interior, meditação, se encontrar… Não tem arrependimentos, foi muito legal entrar nesse mundo de (nem tantas) fantasias.

“Ame, trabalhe, espere e perdoe…”


  1. Bom, adorei a resenha, descreve muito bem o livro com detalhes realmente necessarios para quem esta curioso (como eu kkkk), a história parece ser daquelas q te arrebata para lugares e sensações incriveis. Ja estou ansiosa pra lê- lo!

  2. Ai Lua, fiquei com muita vontade de ler esse livro agora!
    Me dá uma sensação tão deliciosa de liberdade essa coisa do largar tudo e sair pelo mundo pra se encontrar… E super me vejo fazendo isso de largar a família e tals… Eu me sinto muito mais eu longe de casa, numa estrada qualquer… Acho que é só a vida deixar que eu faço isso rapidinho.
    Adorei sua resenha, realmente me deixou curiosa.
    Beijos!

  3. Olá, Luanna! Que bom que você gostou do meu livro! Fiquei muito feliz! O próximo já está prontinho e vai ser lançado no segundo semestre. Nele Martin continua sua aventura…
    Um grande abraço,
    Marcelo C Carvalho

  4. Conseguiu me deixar curiosa com a resenha, Lua! Eu gostaria de ler, principalmente pra poder viajar com o personagem. Acho interessantíssimo livros que oscilam as épocas, já li alguns assim e sempre tem informações no passado que nos ajudam a descobrir o que levou o personagem a ser assim no presente, da onde veio outros personagens, qual a história desses outros e etc.
    Ótima resenha! Com certeza eu compraria esse livro se o visse na livraria depois desse post.

    Beijinho da Tati ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *