Fotografia | Outros

Como aplicar curvas, actions e psd’s no photoshop

By on junho 19, 2015

Oláaa! Falei no twitter há um tempão que faria esse post e agora que deu uma pausa nos posts atrasados eu resolvi finalmente trazer ele aqui pro blog. É um post bem simples mas tem gente que ainda não sabe como fazer isso ou está se familiarizando com o programa agora.

Os três são efeitos que vocês podem encontrar em diversos lugares pela internet, tanto free quanto pagos e também podem fazer os seus próprios. Confesso que curva é o mais chato por termos que ‘colocá-las’ no photoshop sempre que usamos. Como assim, Lu? Eu tenho muitas curvas e uso-as mais que os outros dois efeitos, então sempre que vou editar diversas fotos abro todas as que tenho porque não é uma só que vai bater com todas, as vezes nenhuma curva bate com tal foto e então tento as actions ou os pds, sendo a última opção o Lightroom. Agora vou explicar para vocês como se usa esses três efeitinhos:

1-) Curvas
Logo após baixá-las prefiro colocar todas em uma pasta só e uma pasta extra com as mais usadas para saber bem onde estão. Se deixar espalhadas por aí é mais chato na hora em que você for usar. Nos prints coloquei os números para identificar os passos, vou explicá-los abaixo das imagens:





Como aplicar: Antes de tudo é preciso carregar a imagem que você quer, após fazer isso clique em “Imagem” e leve o mouse a “Ajustes” (não precisa clicar mas tanto faz clicar ou só posicionar) e clique em “Curvas” – se quiserem, simplesmente apertem ctrl + m né? kkkkk eu particularmente sigo todo o caminho -. Ao lado de “Padrão” tem a engrenagem com a setinha, é só clicar lá e clicar em “Carregar predefinição“, a pasta que vai abrir é a padrão de curvas do photoshop mas sinta-se a vontade para procurar onde você criou a sua pastinha particular. Assim que carrega, o efeito é aplicado automaticamente. Não se preocupem em carregar uma atrás da outra porque os efeitos não se sobrepõem.
Se quiserem ver todas suas curvas carregadas é só repetirem o processo que elas aparecerão abaixo das que já vem no – programa como na última imagem -.

2-) PSD




Como aplicar: É o mais simples de todos. Com a imagem que quer aplicar o efeito aberta, abra a imagem em psd e clique sobre a pasta do efeito (como no número 01 do print), logo, clique na imagem (a que foi usada no seu efeito, no meu caso cliquei no Leonzinho fofo da Tati) e arraste segurando para a janela da imagem em que quer aplicar o efeito (como no número 02 do print) e solte sobre a foto e pronto, ele já está aplicado. Caso você não goste muito do efeito, ache muito pesado e etc, tem como “mexer” nele apagando as camadas, eu apaguei a primeira camada do efeito da Tati e deu uma suavizada na foto, vocês podem testar tirar a camada que quiserem clicando no quadradinho com o olho.

3-) Actions




Como aplicar: Com a imagem que quer editar aberta clique na seta (ou play) circulada de vermelho no print. Se vocês não tiverem nenhuma action carregada vai aparecer só a pasta padrão do photoshop. No canto superior dessa janela que abriu e ao lado das duas setinhas indicando para o lado direito (que é o que fecha a janela) tem uma setinha para baixo e alguns riscos que indicam um menu, cliquem lá e depois vão em “Carregar Ações“, como nas curvas, vai abrir a pasta padrão do photoshop e você procure a sua. Assim que carregar, vai aparecer abaixo da pasta padrão do photoshop como as minhas estão. Cliquem na setinha antes da pasta para aparecerem as camadas do seu efeito. Cliquem na primeira camada e depois lá em baixo, no passo 6, cliquem no play para aplicarem a action. Algumas são editáveis assim como o psd mas algumas já estão mescladas como essa da Tati e não podemos fazer muita coisa para alterar.

Bom, espero que tenha dado para entender hahahah. Um agradecimento especial a Laurita que ilustrou lindamente esse post e a Tatinha, porque todos os efeitos usados nesse “tutorial” ela disponibilizou lá no Tatsiology. Qualquer dúvida que vocês tiverem de photoshop ou de lightroom podem falar comigo que tento ajudar, ok? Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *